!!AQ2 DEAD OR ALIVE!!

Portuguese Forum - portugese only!

Moderators: Preto, Jackestripador

MrMetz
is connecting
Posts: 18
Joined: Thu May 22, 2008 1:01 am
Location: pt

!!AQ2 DEAD OR ALIVE!!

Post by MrMetz »

Bem vindo,

Tu que estás a perder minutos da tua breve, curta e insignificante vida para ler esta mensagem sem qualquer interesse ou relevância positiva.

Dadas as boas vindas...

Do que se trata este post? Da actual situação da comunidade activa e latente do AQ2.
Algo latente, geralmente é referido como algo implícito, que tem um potencial determinado numa acção futura, num 'porvir', no sentido de, num estado anterior, estar em 'repouso'.
Para quem não sabe e não quer saber, eu conheço o universo AQ2 à mais tempo que muitos e à menos tempo que alguns visto não ter começado a jogar originalmente quando o MOD saiu, mas conheci por intermédio do nicmo que muitos de vós nao conhecem e magno que eram meus colegas na ETIC, altura em que o MF, Brave, SliCer e muitos outros jogavam AQ2, altura em que 2 servidores existiam e inclusive não podíamos entrar pois encontravam-se os 2 cheios.

Estava-mos no ano 2000, quando este vicio começou e me fez perder muita £0¼@ .

Tal como insan3 diz e com razão o people não joga AQ2 porque existem jogos melhores, com um netcode melhor, com isto e assado em tudo superior e obviamente entre COD4 e AQ2 sim prefiro StarCraft, mas como não têm nada a ver volto ao assunto em questão.

Ninguem, que eu conheça nesta comunidade joga AQ2 porque é o melhor jogo que conhece ou porque não gosta de mais outro jogo qualquer a não ser que tenha uma maquina tão má que nem Quake3Live consiga jogar.

Todos jogamos por questões latentes, ou seja algo que individualmente têm potencial para explorar, ou pela física ou pela excelente comunidade que nunca mais encontrei em lado algum.

E agora alguém poderá estar a pensar ó vossa Excelência Sr Doutor Mr-Metz é tudo muito bonito mas ninguém quer saber, e eis que ai reside o problema.

Porque é que em outros países o AQ2 continua vivo? Porque é que noutros países se conseguem manter comunidades activas de StarCraft, Diablo e Diablo II com centenas de pessoas em forums em tempo real e para variar em Portugal não se consegue? Será que nós portugueses somos tão evoluídos mentalmente que não conseguimos perceber o conceito de jogarmos um jogo e contribuirmos para algo só porque já tem mais de 1 decada de vida?... não acredito.

O problema aqui é o mesmo de sempre a incurável atitude portuguesa ou Tuga...que nos leva sempre em qualquer coisa que façamos a sermos os primeiros do fim. Individualmente até podemos ter ouro em equipa enquanto comunidade não somos nada.

Blablabla...já devem pensar...este fdp veio agora do emprego inspirado depois de apanhar com tanta chuva em peniche...sim vim...mas acima de tudo é por outro motivo que aqui estou, o que é preciso fazer para que este "clássico" de caracteristicas únicas sobreviva?

Ladders?
Prémios com $$$?
Angariação de novos jogadores?
Sei que acreditam que não é possível porque o jogo é antigo e ninguém o quer jogar mas...o vitinho até à 1 ano e pouco nunca tinha jogado um FPS e encontrava-se reticente em jogar AQ2 e dizia que era uma merda e mesmo com 15 anos e estando numa idade em que visualmente tudo é importante BOOOOBSSS.... é mesmo assim hoje em dia um dos membros mais activos "spamm" à parte.

Só pergunto se noutros países jogos com mais de 10 anos sobrevivem e ás vezes sem características únicas como nós sabemos ke o AQ2 têm "jogabilidade" etc etc etc... o que é preciso para que este jogo e está comunidade inclusive sobrevivam e mais ainda renasçam e floresça (paneleirice)e inclusive old members voltem a jogar ou simplesmente a aparecer mais vezes....

Leio muitas vezes isto quando aparece um old school... elaaa pensava que já ninguém jogava isto.... acho que só isto diz tudo.

Tal como eu fiz, comecei em 2000 passei por alguns clans bons maus, ja joguei melhor pior, mas ao fim de 9 anos ainda aqui estou, sim tenho outra vida menos tempo jogo outras coisas tenho pussy à minha espera, amigos e vida social mas à sempre um tempinho para o AQ2.



Lights, Camera, ACTION..... Lets play it.
Jackestripador
saw the light
Posts: 236
Joined: Wed Sep 01, 2004 7:49 am
Location: pt

Post by Jackestripador »

somos um país com pouca população em relação aos outros, e para este jogo, nao ha digamos assim uma instalação do jogo facilitada para o user inexperiente.

Até mesmo os jogadores mais velhos (os tais, old-school), têm preguiça em voltar a jogar, porque demora o seu tempo para ter o jogo reconfigurado.
MrMetz
is connecting
Posts: 18
Joined: Thu May 22, 2008 1:01 am
Location: pt

Post by MrMetz »

Sem duvida uma questão que não me tinha lembrado, no entanto de fácil solução porque não usamos os recursos existente na comunidade para dar a volta ao problema que eu mesmo tenho, por exemplo o insan3 pelo que sei percebe bastante ou pelo menos o suficiente de cfg's inclusive ja me ajudou bastante no passado.

Porque não criar um sistema de instalação universal do mod para quem já tiver o Q2 instalado ou mesmo um full install de Q2 já com o mod instalado mas sem o lixo que os que já existem trazem e um a pensar na comunidade portuguesa.

Algo que tenha boas skins e que não andem a mudar constantemente, algo que tenha um cfg não criado por finlandeses mas por portugueses com o que precisamos.

Mapas que usamos no nosso servidor já incluidos (para nao ser o full map pack que é pesado).

A minha ideia é dar a conhecer o Aq2 como um jogo leet e fazer videos de comparaçao a gozar como existe por ai e meter em youtubes e por ai fora...

Por exemplo...do you like straffing?
e mostrava como se staffa noutros jogos que alguns parecemos um deficiente a andar e depois mostrávamos saltos do insan3 como é uma gazela graciosa sobe as planicies africanas como comparação.

Sniping skills?
E mostrávamos vídeos de frags noutros jogos em comparação com os nossos chicotes e tiros impossíveis.. etc etc... perceberam a ideia isto para atrair mais people.

E sim somos menos muito menos mesmo...mas cada x se joga mais cada vez os putos kerem jogar jogos competitivos e jogam em clans e ladders e cups e por ai fora mas nem todos têm pc's para COD's e os gráficos não são o problema visto existirem jogos que se fazem competições profissionais com gráficos piores...

Só acredito que existe algo que se pode fazer e que o dinheiro dos servidores foi bem empregue infelizmente apenas com pouca adesão... existem pelo menos 20 pessoas que costumo ver a jogar AQ2 e outras mais que deixaram o jogo porque se fartaram ou porque a comunidade perdeu certas qualidades ou isto ou aquilo mas sei que existimos ainda o suficiente para encher 2 ou mais servidores e sei que existe muito puto por ai que ao pegar pela primeira x no AQ2 e aprender a strafar não o vai largar tão cedo.

Não são os gráficos que fazem um bom jogo e o sucesso do mesmo deve-se à interactividade entre homem e máquina e a do AQ2 é das melhores que conheço.

Se for preciso chama-se o SliCer para nos ajudar visto se não me engano ele ter sido um dos que ajudou a criar o AQ2.

Eu pretendo fazer the last Stand e não me deixar ficar sem saber que ao menos tentei fazer algo para que o AQ2 volta-se à vida posso usar o que sei para promover o jogo ou o que o torna único mas sou apenas 1.

Eu tinha iniciado em segredo com outros 6 membros da comunidade um projecto piloto que infelizmente não seguiu em frente que iria de alguma forma tentar impulsionar o E-gaming e o AQ2 em PT devido à situação profissional que tinha mudado em que fiquei a trabalhar por turnos então deixei de ter tempo para o AQ2 ou quando vinha era tão tarde que não estava cá ninguém felizmente a situação alterou-se para melhor e tempo tenho apesar de ter outros projectos em mão.

Para quem pensar que provavelmente tenho é muito tempo livre para pensar nestas coisas e que sou mais um puto com ideias malucas. um pequeno briefing.

Não, não tenho filhos e só isso faz com que tenha muito mais tempo livre, tenho 25 anos trabalho numa das maiores empresas de merchandizing em Portugal e represento a Néstle neste momento faço uma média de 400 km por dia de carro entre Beja, Coruche e Caldas da Rainha. Já trabalhei na RTP como técnico de infografismo, na novabase como programador e designer de sistemas de e-learning e muitas mais coisas mas getting to the point...

Eu sei que o tempo é precioso, mas também sei que cada um dando um bocado do seu conseguimos não só ressuscitar o AQ2 mas quem sabe transforma-lo em algo muito maior.
Vitinho
blew itself up
Posts: 352
Joined: Mon Jul 07, 2008 1:46 pm
Location: pt

Post by Vitinho »

Bem, em primeiro lugar gostaria de dizer que n mudava 1 vírgula no texto escrito plo meu irmão, em segundo, queria afirmar que era isto que eu estava a tentar dizer (plo menos parte) há muito tempo mas não me consegui exprimir tão bem como ele..

Em terceiro lugar gostaria de pedir desculpas plos "lol's" e plo Spam que tenho feito.. sim não estava a prejudicar também etc.. mas ao mesmo tempo também não estava a fazer nada de geito ou.. nada que proveito fizesse.. apenas estava a preencher alguns minutos em que nada tenho para fazer, dái postar cenas etc.. porque gosto de fazer posts, gosto de vir ao forum..

Wr4i7h aqelas respostas foram na brincadeiro contigo.. sei que estás completamente correcto.

Mais uma vez, o que o meu irmão disse está muito bem dito, não penso ser dificil de se concretizar (só se já n houver de facto aquilo de que a comunidade precisa "disposição")

E sim, sou o mais activo membro do aq2.pt, não o pior, não o melhor, apenas curto muito de jogar este jogo que envolve técnica, táctica, paixão e gravidade.

Sim sou 1 puto de quase 16, com quase cabeça, com quase futuro, com quase sentido de opurtunidade.. mas disponibilizo-me a fazer de tudo o que for preciso para que o aq2 n fique "Quase esquecido".

A todos 1 abraço..

\/itinho
"The greatest glory in living lies not in never falling, but in rising every time we fall."
MrMetz
is connecting
Posts: 18
Joined: Thu May 22, 2008 1:01 am
Location: pt

Post by MrMetz »

O assunto deste post foi cuidadosamente lido e analisado por umas quantas pessoas e medidas estão a ser postas em curso.

No entanto gostaria de saber quem é que são os moderadores do forum de Aq2, do site AQ2 do servidor de Aq2 ou quem são as pessoas envolvidas neste projecto e que ainda faz com que a maquina funcione!
SuicidaLP
bleeds to death
Posts: 459
Joined: Sun May 13, 2007 10:51 am
Location: pt
Contact:

Post by SuicidaLP »

Moderadores do forum: Preto e Jack
Do site: daquele site q ng abre e q e' actualizado ah uns milhoes de anos? portugal.aq2world.com ? ... emperphis, rezet, wr4i7h e eu
Do server... uma carrada deles, mais que as maes...
Image
emperphis
blew itself up
Posts: 350
Joined: Mon Dec 13, 2004 1:41 pm
Location: pt

Post by emperphis »

Olá,

Não vale a pena comentar ou criticar o passivo diálogo mantido, para este tópico que é um enorme dejá-vu.

Primeiro que tudo, gostaria de salientar que o pormenor de dificuldades técnicas, é um completo absurdo. Seja um jogador antigo ou um jogador recente deste mod, tudo é facilmente ultrapassável. Há documentação e know-how deste sistema a potes espalhado por tudo o que é canto. Dificuldades técnicas existiram em '97, 98... 00, 01, não havia qualquer documentação e andávamos às apalpadelas. Hoje em dia... são desculpas para quem é Preguiçoso com 'P' maiúsculo.

Face aos problemas de instalação etc., tal como disse antes que procurando tudo se encontra, há um package caído no esquecimento, cuja ideia pode ser seguida ou baseada em alterar / actualizar este sistema. http://forums.aq2world.com/viewtopic.php?t=3116

A votação:
Tem nexo mas as opções já não fazem sentido porque, se conhecem bem o sistema, pensem um pouco para perceberem o que traz as pessoas novas ao AQ2 e o que mantém as pessoas "antigas" ligadas ao AQ2.

Há dois tipos de pessoas:

1. As que gostam disto de alma e coração porque é simplesmente um sistema tão brilhante, tão corrosivamente cheio de erros que consegue originar uma intermitência e completa imprevisibilidade de acontecimentos;

2. As pessoas que gostam das pessoas que jogam isto, aliado ao que o jogo faz realçarem nos seus comportamentos, nas suas acções, na competição que se gera entre elas.

O jogador perfeito é o que alia estas duas condições. O jogador que abandona mais rápido é o segundo, sendo que o primeiro fica para sempre com um alvo apontado ao coração.
  • Interesse da parte dos activos… basta serem activos, nada mais.

    Competições e prémios, se trouxerem alguém, é completamente temporário ou mesmo sazonal. É este o tipo de público alvo?

    O AQ2 não é a escola para todos os outros FPS, estou em desacordo. Não vale a pena entrarmos nesta discussão mas é somente a minha opinião. Já agora, este motivo levaria alguém a jogar visto que toda a gente detesta a escola? Votos 0 deve significar algo.
O maior factor que possa levar à mudança deste cenário é uma coisa simples que é incontornável e infelizmente não é nada fácil de trabalhar.

A educação.

O salto de geração que o AQ2 tem, é neste momento grande. As pessoas mudaram, as pessoas antigas que jogavam não têm paciência para estar num servidor com pessoas sem educação ou pura e simplesmente incorrectas. Não há um espírito de desportivismo, de companheirismo, de atitude e capacidade social / moral decente.

O declínio da comunidade gerou-se por ter sido encaminhada para rumos de pessoas que não fazem a menor ideia do que é trabalhar em comunidade. Invés de trabalharmos todos para um sentido, trabalhamos todos uns contra os outros, procuramos entrar em divergências estúpidas, em competições desnecessárias, abruptas e sem nível nenhum.

Depois há o simples facto do “I don’t give a fuck”. É sábio dizer que o pior tratamento que se pode dar é ignorar. É uma realidade. Está a falar uma pessoa que passou na pele isso mesmo, muitas e demasiadas vezes. Tudo o que foi feito ao longo destes anos, foi totalmente levado sem qualquer tipo de apreço pela grande maioria das pessoas, salvo as normais excepções. Mas não são as excepções que mantêm uma comunidade inteira porque simplesmente elas próprias têm algo chamado paciência que se esgota porque a integração social na comunidade, é impossível. E acabam por abandonar… compreensível.

Meus amigos… não quero virar padre desta merda mas a realidade é muito simples. Se querem fazer algo por isto, é pessoalmente que têm de falar com as pessoas. Publicidade de boca, integração e iniciação ao jogo in loco, têm de puxar pelo amigo, que há-de puxar pelo amigo. Não há outra hipótese. Tem sido assim desde o remontar dos tempos. Agora… ainda alguém tem amigos e tem a paciência /paixão para o fazer nos dias que correm? Hard to believe… já agora, pessoas como deve ser.

O que esta comunidade teve de melhor, nunca foi o jogo on-line por si, foram as parties que se faziam… as centenas de parties que se fizeram neste país em torno deste jogo, com o mais belo intuito de ser uma reunião de amigos, boas pessoas, que partilhavam o bom espírito de jogar desportivamente e saber apreciar positiva e negativamente, com espírito. Isto não faz parte das linhas de educação das pessoas de hoje. Basta sair à rua e ver como se divertem os jovens de hoje em dia, como se comportam, como lidam…

Quanto a jogar AQ2, um dia fazemos uma mini-lan com gente séria, dedicada, que sabe bem o que isto é, recordar bons e velhos tempos tal como celebrar os novos, com bom espírito. É uma festa de AQ2.
I've god as my lollipop
MrMetz
is connecting
Posts: 18
Joined: Thu May 22, 2008 1:01 am
Location: pt

Post by MrMetz »

Parabéns emperphis este é o post que esperava ler já a algum tempo desde que se fala na morte ou desaparecimento da comunidade portuguesa de AQ2.
gostaria de salientar que o pormenor de dificuldades técnicas, é um completo absurdo
Tendo em conta o que li agora no teu post sim é um absurdo porque mais uma vez não é falta de know how mas sim de vontade. O que nos leva ao problema central da comunidade.

Quanto às hipóteses na poll eu acredito que fazem sentido, talvez menos a 3ª porque sim apesar de eu ouvir e ler muitas vezes que quem joga bem AQ2 facilmente joga bem outros jogos e eu próprio já pude observar esse efeito, acredito que não é uma verdade absoluta mas sim uma ideia generalizada de muitos jogadores e não é por ai que vamos provavelmente buscar mais jogadores.

A educação
Sem palavras, tal como tu as vezes não suporto certos comentários, atitudes e paneleirices que acontecem nos servidores e canais IRC de AQ2 talvez se deva a um conflito de gerações de quase de uma década em alguns casos entre os old school e os new wave.

Certamente já me viram e ao vitinho a jogar no mesmo servidor e podem ver que facilmente sou o que mais o critica durante o jogo todo ou pela maneira de jogar ou falar ou porque simplesmente não se cala, mas lá está são 10 anos de diferença que nos separa e conceitos diferentes do que é ou não bom censo e permitido etc.
Depois há o simples facto do “I don’t give a fuck”
Nem sei o que te responder a isso pois simplesmente é aquilo que mais me enerva seja no que for e eis o motivo numero 2 para tudo o que falha aqui entre nós. E infelizmente esse i don't give a fuck vêm muitas vezes dos old school aqueles que se calhar ainda gostavam de ver o AQ2 a triunfar e a voltar aos velhos tempos e que se calhar como tu estão fartos e fartos de dar o litro para que isto melhore e nada as atitudes não mudam por muito que se tente.
Se querem fazer algo por isto, é pessoalmente que têm de falar com as pessoas. Publicidade de boca, integração e iniciação ao jogo in loco, têm de puxar pelo amigo, que há-de puxar pelo amigo. Não há outra hipótese.
Essa é a filosofia por detrás deste plano de estimulo AQ2, mas para isso há que ter algo para falar e bom de preferência, existem certos obstáculos que já tiveste a oportunidade de ler no PDF que o insan3 te enviou e lá acredito está a chave também para a revolução do AQ2 em Portugal, depois de algum trabalho feito tendo o AQ2 as condições que tu, eu e todos os outros sabemos que tem para se tornar um grande jogo mais conhecido, apreciado e activo.

Uma das formas de voltar a dar a conhecer o AQ2 está mencionada nesse mesmo PDF e acredito que publicidade boca a boca é a melhor mas só não chega.
...recordar bons e velhos tempos tal como celebrar os novos, com bom espírito. É uma festa de AQ2.
É para isso que eu o insan3 e por enquanto não preciso divulgar mais nomes estamos a trabalhar aos poucos mas vamos lá e se possível gostaria de contar contigo e com todos aqueles que ainda têm uma réstia de esperança que o AQ2 volte a ser 30% do que já foi e que aquela comunidade excelente que existia volte a existir e que todos trabalhem para isso e não esperem apenas resultados, cada um de nós sabe fazer algo nem que seja jump movies, mas algo que possa ajudar a promover este jogo, existem programadores, designers, web designers, spammers de tudo um pouco quando mais não seja joguem mais e encham o servidor e chamem mais alguém.

No próximo post vou actualizar a comunidade do que está em desenvolvimento e do que se espera no futuro e o que é que eu acredito que ainda possa acontecer ao AQ2.

Até lá comentem, postem duvidas chamem-me nomes façam o que quiserem mas interessem-se.
R3Z3T
saw the light
Posts: 236
Joined: Sat Apr 02, 2005 6:54 am
Location: pt
Contact:

Post by R3Z3T »

Razão por parte de todos aqui e ali, isto é um assunto que já foi bastante debatido, mas acho que desta vez está-se a aprofundar um pouco a questão. Se formos a ver, desde que os servers abriram com os fundos que se arranjaram da comunidade, de início houve alguma actividade, e até chegou a haver torneios planeados. Porém, não passou disso: Planeamentos. Pickups de vez em quando, um jantar de convívio... Hoje em dia o pessoal vai jogar AQ2 para "dar uns tiros". Este jogo já de modo algum é publicitado e suportado pelas grandes companhias (aliás que eu tenha ideia nunca foi realmente suportado a 100% por estas), e se realmente se quiser andar com isto para a frente de uma vez por todas e organizar competições e juntar pessoal a sério, vai ser necessário algo bastante apelativo e atractivo para que a comunidade se reúna em massa, e não será para "dar uns tiros" ou "jogar com uns amigos para a pura diversão", é mesmo criar uma competição mais agressiva e séria. Com isto não quero tirar o factor "diversão" ao jogo é claro, se não aí é que ninguém joga mesmo. Anyway o que quero tentar dizer com isto é que, se queremos actividade é mesmo necessário que haja algo a incentivar o pessoal, só que arranjar sponsors para este jogo não é propriamente fácil, por isso é que a situação está como está. Unlucky O_o , any ideas?
Rezet [dW]
MrMetz
is connecting
Posts: 18
Joined: Thu May 22, 2008 1:01 am
Location: pt

Post by MrMetz »

Boas R3Z3T este assunto tal como disseste já foi debatido inúmeras vezes, infelizmente sem sucesso, o problema que eu acredito estar a ser ultrapassado desta vez não é a falta de interesse da comunidade mas sim um verdadeiro planeamento e intenção de se fazer algo. Criar uma pickup ou uma ladder que dura meses para motivar o pessoal a jogar não acredito ser a estratégia a seguir neste caso especifico de coma absoluto.

Concordo contigo a 100% o que tem de ser criado é um conceito novo para este jogo que tanto gostamos, AQ2 para dar uns tiros com os amigos à 6 anos atrás era um conceito exequível hoje em dia é preciso mais do que isso é preciso que haja o factor diversão e competição.

Por isso um dos meus grandes sonhos é tornar o AQ2 um e-sport quanto mais não seja apenas e somente aqui em Portugal não falo obviamente em ESWC ou WCG.

Os patrocínios vêm quando houver popularidade num jogo porque para haver um patrocinador ele tem que ter algo a ganhar com o dinheiro, espaço ou equipamento que facultar, se no momento somos 32 não vai ser assim que conseguimos isso temos que aumentar exponencialmente a comunidade e a única forma de o fazer como já foi dito em posts anteriores é criar um AQ2 standalone, um único executável e passível de distribuição por exemplo em revistas de jogos de pc's (ideia do miles) ao fazerem uma review do nosso jogo.

Possível? sim... AQ2 é um jogo antigo e quase não jogado se de alguma forma reformularmos o AQ2 e fizermos crescer esta comunidade e criarmos uma competitividade maior para quem assim a desejar claro, acredito que seja um óptimo tópico para um artigo.

Quanto ao tópico Sponsors já temos 1 para a próxima grande competição AQ2, tópico esse que será aprofundado e divulgado no próximo tópico por mim criado aqui neste fórum!
GooDEyE
plummets to its death
Posts: 64
Joined: Sat Apr 16, 2005 9:31 am
Location: pt
Contact:

Actualidade... (este post é um "deja vu")

Post by GooDEyE »

Vou dizer o que penso sobre este tema:

Relativamente aos antigos jogadores:
Os antigos jogadores começaram por jogar quando eram novos (idade) e tinham tempo para perder com hobbies deste género. Nessa altura um dos FPS's mais em vogue era sem duvida o AQ2 e por esse motivo as pessoas o jogavam.
À medida que o tempo vai passando os jogadores vão tendo outras obrigações na vida que influenciam as horas que se perdem a jogar. Outros querem manter-se actualizados e resolvem experimentar outros jogos que vão mais em conta ao seu estilo e adaptam-se.
Os dois somados resulta no abandono (ou quase) deste jogo.

Relativamente aos novos jogadores...
Os novos jogadores não se interessam pelo AQ2 por ser um jogo retrógrado em comparação com qualquer outro. Maus gráficos, mau realismo, mau som, mau netcode, a bem dizer é tudo mau.
Então imaginando uma pessoa a pensar, tendo ela em posse um maquinão capaz de jogar crysis com tudo no máximo (pc ideal...) vai jogar AQ2? Retroceder?
Este produto já não se consegue vender. As pessoas conhecem as novas potencialidades do mercado, as capacidades que existem em ter gráficos lindos, som lindo, tudo lindo... E claro, querem jogos que correspondam às expectativas.

Os tempos mudam e devemos estar actualizados.
Os que não podem mudar são os que sobrevivem.
Os que gostam são os que lutam.
É assim...

Lamento se vos entristeço mas eu vejo as coisas desta maneira.

(PS: se calhar, na actualidade, tivesse 12 anos talvez fosse um freak de cod4 e não de aq2... - get what I mean!?)
Last edited by GooDEyE on Tue Jun 23, 2009 3:17 pm, edited 1 time in total.
Vitinho
blew itself up
Posts: 352
Joined: Mon Jul 07, 2008 1:46 pm
Location: pt

Post by Vitinho »

Boas Gudái desaparecido:

Desde já welcome back..
Relativamente aos antigos jogadores:
Os antigos jogadores começaram por jogar quando eram novos (idade) e tinham tempo para perder com hobbies deste género. Nessa altura um dos FPS's mais em vogue era sem duvida o AQ2 e por esse motivo as pessoas o jogavam.
Sim é verdade mas não acredito que haja people sem 1 hora por dia para jogar AQ2. É que nem vou estar a especificar mais este assunto.
À medida que o tempo vai passando os jogadores vão tendo outras obrigações na vida que influenciam as horas que se perdem a jogar. Outros querem manter-se actualizados e resolvem experimentar outros jogos que vão mais em conta ao seu estilo e adaptam-se.
Os dois somados resulta no abandono (ou quase) do jogo.
Sim o jogo foi quase abandonado por completo e por isso estão a ser tomadas medidas para que esse abandono n seja completo e que volte people a jogar.. tanto quanto antigo.. como novo..
Relativamente aos novos jogadores...
Os novos jogadores não se interessam pelo AQ2 por ser um jogo retrógrado em comparação com qualquer outro. Maus gráficos, mau realismo, mau som, mau netcode, a bem dizer é tudo mau.
Então imaginando uma pessoa a pensar, tendo ela em posse um maquinão capaz de jogar crysis com tudo no máximo (pc ideal...) vai jogar AQ2? Retroceder?

N se tarde de retroceder ou avançar.. o que interessa é mesmo o interesse que vamos introduzir no jogo e na comunidade de forma a que as pessoas vejam que n se trata de 1 jogo sem gráficos estúpido.. o AQ2 têm 1 jogabilidade além do normal.. uu... dizem muitos mas é verdade.. quem joga AQ2 gosta.. mesmo sabendo dos gráficos e net code etc que mencionas-te..
Este produto já não se consegue vender. As pessoas conhecem as novas potencialidades do mercado, as capacidades que existem em ter gráficos lindos, som lindo, tudo lindo... E claro, querem jogos que correspondam às expectativas.
Há maneiras e pessoas de fazer com que o AQ2 se torne mais realista.. com sons lindos e gráficos lindos como dizes.. como disse medidas estão a ser tomadas por parte de alguns membros da comunidade para que isso venha a ser realizado com sucesso.. não é um processo dificil nem muito menos impossivel.. requer trabalho e há gente disposta a soar e trabalhar para isso..
Os tempos mudam e devemos estar actualizados.
Sim mudam mas o estar actualizado não engloba o esquecimento de outros jogos.
Os que não podem mudar são os que sobrevivem.
Nem é sempre assim.. os que sobrevivem é porque gostam também é porque sentem que o AQ2 é diferente e melhor que outros jogos em vários pontos de vista..
Os que gostam são os que lutam.
Sim os que gostam lutam.. os que n gostam também podem lutar.. porque podem vir a gostar no futuro
Lamento se vos entristeço mas eu vejo as coisas desta maneira.
Essa é a tua opinião e é de todo respeitada mas há outros pontos de vista a rever e a perceber..
(PS: se calhar, na actualidade, tivesse 12 anos talvez fosse um freak de cod4 e não de aq2... - get what I mean!?)
"The greatest glory in living lies not in never falling, but in rising every time we fall."
Vitinho
blew itself up
Posts: 352
Joined: Mon Jul 07, 2008 1:46 pm
Location: pt

Post by Vitinho »

Vitinho wrote:Boas Gudái desaparecido:

Desde já welcome back..
Relativamente aos antigos jogadores:
Os antigos jogadores começaram por jogar quando eram novos (idade) e tinham tempo para perder com hobbies deste género. Nessa altura um dos FPS's mais em vogue era sem duvida o AQ2 e por esse motivo as pessoas o jogavam.
Sim é verdade mas não acredito que haja people sem 1 hora por dia para jogar AQ2. É que nem vou estar a especificar mais este assunto.
À medida que o tempo vai passando os jogadores vão tendo outras obrigações na vida que influenciam as horas que se perdem a jogar. Outros querem manter-se actualizados e resolvem experimentar outros jogos que vão mais em conta ao seu estilo e adaptam-se.
Os dois somados resulta no abandono (ou quase) do jogo.
Sim o jogo foi quase abandonado por completo e por isso estão a ser tomadas medidas para que esse abandono n seja completo e que volte people a jogar.. tanto quanto antigo.. como novo..
Relativamente aos novos jogadores...
Os novos jogadores não se interessam pelo AQ2 por ser um jogo retrógrado em comparação com qualquer outro. Maus gráficos, mau realismo, mau som, mau netcode, a bem dizer é tudo mau.
Então imaginando uma pessoa a pensar, tendo ela em posse um maquinão capaz de jogar crysis com tudo no máximo (pc ideal...) vai jogar AQ2? Retroceder?

N se tarde de retroceder ou avançar.. o que interessa é mesmo o interesse que vamos introduzir no jogo e na comunidade de forma a que as pessoas vejam que n se trata de 1 jogo sem gráficos estúpido.. o AQ2 têm 1 jogabilidade além do normal.. uu... dizem muitos mas é verdade.. quem joga AQ2 gosta.. mesmo sabendo dos gráficos e net code etc que mencionas-te..
Este produto já não se consegue vender. As pessoas conhecem as novas potencialidades do mercado, as capacidades que existem em ter gráficos lindos, som lindo, tudo lindo... E claro, querem jogos que correspondam às expectativas.
Há maneiras e pessoas de fazer com que o AQ2 se torne mais realista.. com sons lindos e gráficos lindos como dizes.. como disse medidas estão a ser tomadas por parte de alguns membros da comunidade para que isso venha a ser realizado com sucesso.. não é um processo dificil nem muito menos impossivel.. requer trabalho e há gente disposta a soar e trabalhar para isso..
Os tempos mudam e devemos estar actualizados.
Sim mudam mas o estar actualizado não engloba o esquecimento de outros jogos.
Os que não podem mudar são os que sobrevivem.
Nem é sempre assim.. os que sobrevivem é porque gostam também é porque sentem que o AQ2 é diferente e melhor que outros jogos em vários pontos de vista..
Os que gostam são os que lutam.
Sim os que gostam lutam.. os que n gostam também podem lutar.. porque podem vir a gostar no futuro
Lamento se vos entristeço mas eu vejo as coisas desta maneira.
Essa é a tua opinião e é de todo respeitada mas há outros pontos de vista a rever e a perceber..
(PS: se calhar, na actualidade, tivesse 12 anos talvez fosse um freak de cod4 e não de aq2... - get what I mean!?)
Penso que sim mas mesmo assim podias vir a jogar AQ2 na mesma porque.. o meu irmão explicará melhor que eu.. só fiz a introdução..

PS: Apenas fiz quote a mim próprio porque facilita a leitura.. estava cinzento.. branco fica mais facilmente legível.

Abraço :rambo:
"The greatest glory in living lies not in never falling, but in rising every time we fall."
MrMetz
is connecting
Posts: 18
Joined: Thu May 22, 2008 1:01 am
Location: pt

Post by MrMetz »

Boas GooDEyE,

Relativamente aos antigos jogadores incluo-me nesse grupo e apesar de concordar que são essas entre outras as razões que mencionaste que fazem as pessoas abandonar o AQ2 porque as vidas mudam e porque os gostos mudam compreende-se, ninguém é obrigado a jogar AQ2 ou a jogar todos os dias ou 1 hora por dia, é suposto ser um jogo para te divertires e não um dever. Mas apesar de tudo não acredito que nunca tenham um tempinho para o AQ2 como disse no 1 post de todos não sou o membro mais ocupado de certeza do AQ2 e como disse ainda não tenho filhos, mas tenho o tempo bem ocupado e apesar de não jogar todos os dias pelo menos 1x por semana ou 2 nem que seja meia hora passo pelos servidores. Só não concordo com o que disseste na parte dos gráficos sons etc.

Sou provavelmente daqui da comunidade uma das pessoas mais picuinhas com gráficos 3D e o realismo, trabalhei em 3D durante uns anitos adoro a coisa, encontro defeitos onde o comum dos mortais não encontra devido aos olhos treinados, às vezes perco horas à procura das novas novidades DX10 e 11 e ver o que se anda a fazer em normal mapping e global illumination, etc etc mas lá está não são os gráficos que me puxam para o AQ2 tal como todos os que aqui estão.

E relembro mais uma vez alguns dos jogos mais jogados mundialmente têm gráficos antigos como Counter Strike, StarCraft, Age of Empires e Warcraft III ou mesmo WOW que já é considerado um jogo ultrapassado a nivel gráfico tendo em conta a evolução que houve nos últimos 4 ou 5 anos.

Segundo estudos realizados na área do game design e segundo Gordon Walton da Sony Online Entertainment que é um dos maiores game designers de sempre que esteve por de traz de jogos como Ultima online, e WOW que tive a oportunidade de ir a uma workshop sobre game design há uns anos é a jogabilidade e a relação primitiva de satisfação que leva um jogador a tornar-se "fã" de certo e determinado jogo. e NUNCA NUNCA NUNCA os gráficos o hype dos gráficos tipo Crysis são testes tecnológicos que todos querem experimentar para ver o que é e não é o crysis é quanto a mim e muitos ainda hoje o FPS mais realista no entanto não tem nem um décimo de jogadores activos que alguns jogos 10 anos mais antigos.

Dou o exemplo do team fortress, bons gráficos a primeira versão? Estamos mais uma vez a falar de um MOD que é reconhecido pelo fun de jogar e pelo ambiente único e não por ser o mais avançado, realista e XPTO tecnologicamente é claro que o 2 já está bem mais avançado mas já tem a Valve por de traz.

Resumindo a coisa, são os gráficos que puxam as pessoas para novas experiências tendo em conta o mundo em que estamos mas os gráficos dependem das máquinas e do que conseguem exprimir das gráficas, CPU's etc

A jogabilidade é uma química complicada num constante equilíbrio entre os objectivos e caracteristicas do jogo e o sentimento de realização do jogador. Nesse campo o AQ2 é quase perfeito dai voltar a dizer que o único factor decisivo para que o AQ2 não seja jogado massivamente é o factor desenvolvimento e empenhamento da comunidade.

É um jogo que existe aos pedaços e a comunidade não se soube desenvolver nem renovar logo agora estamos na situação em que estamos.

Só uma nota o AQ2 pode vir a ser um jogo distribuído e com os gráficos renovados mais uma vez digo olhem para a vossa volta Team Fortess 2 e Counter Strike Source.

E sim eu sei quem está por de traz destes desenvolvimentos mas também sei que os originais e outros mods inclusive AQ2 Gloom que estão a ser desenvolvidos neste preciso momento são desenvolvidos por comunidades interessadas e activas e não o fazem também por dinheiro como ja me perguntaram uma vez como metemos programadores a desenvolver o AQ2 standalone sem os pagar e eu respondo da mesma forma que o AQ2 foi criado originalmente e milhares de mods pelo mundo. Pelo interesse, pelo desafio. Parece que aqui em Portugal só pensam em $ e só existe interesse se houver uma recompensa imediata.

Mas não querendo desviar do tópico, tens razão em algumas coisas noutras digo-te desde que haja a intenção de mudança as coisas criam-se.

Sei que creditas que ninguém se vai interessar mais (gerações futuras) por este jogo, bem só me resta então provar que estás errado :P

Beijinhos .... :P
R3Z3T
saw the light
Posts: 236
Joined: Sat Apr 02, 2005 6:54 am
Location: pt
Contact:

Post by R3Z3T »

Image

O que quer que estejam a fazer, está a funcionar. Bora lá por isto a bombar q ainda quero fazer umas competições à séria!
Rezet [dW]
Post Reply